Estatisticas
Membros : 94
Conteúdo : 113
Links da Web : 73
Visualizações de Conteúdo : 108498
Início

PostHeaderIcon Recomendações alimentares

  • Introdução

    A ideia para a criação deste espaço surgiu na sequência de uma reunião clínica, apresentada pelo Dr. Primo António, sobre a alimentação, ou melhor, os problemas alimentares e de nutrição em indivíduos submetidos a terapêutica oncológica.

  • Problemas
    A falta de apetite acompanha, durante largo espaço de tempo, a doença. Algumas vezes, o facto de comer ou beber voltam a trazer memórias de náuseas e de mal estar. Ou o seu estômago sente-se como se tivesse "encolhido". A ansiedade por se tornar doente ou de ir fazer tratamento também pode causar-lhe perda de interesse em comer.
  • Nutrientes

    Todo o ser vivo necessita de um fornecimento contínuo de matéria e energia para poder realizar normalmente as suas funções vitais (andar, respirar, digerir, pensar) e para cobrir estas necessidades o organismo necessita alimentar-se. O homem utiliza como fontes principais de energia três tipos de nutrientes: os Hidratos de Carbono, os Lipidos (ou gorduras) e as Proteínas.Outros nutrientes, também essenciais, mas em muito pequenas quantidades, são as Vitaminas e Minerais. Uma dieta variada contém proteínas, gorduras e hidratos de carbono, e também, todas as vitaminas e minerais. As vitaminas incluem as vitaminas B, A, D, C, etc.O cálcio, o ferro e o potássio são alguns dos minerais.

  • Dietas
    Algumas dicas sobre as dietas específicas mais comuns.