Estatisticas
Membros : 92
Conteúdo : 113
Links da Web : 73
Visualizações de Conteúdo : 104225
Início

PostHeaderIcon Radioterapia

  • Bases

    RadiobiologiaEste capítulo apresenta alguns conceitos essenciais da radioterapia, seus mecanismos de acção e modelos de utilização. A compreensão de certos conceitos, embora possa parecer à primeira vista desprovida de qualquer utilidade, é essencial ao correcto entendimento dos mecanismos de actuação das radiações, nos diversos contextos da sua utilização. Apenas na posse deste conhecimento será possível avaliar correctamente os resultados dos tratamentos e desenhar novas formas de actuação.

     

  • Serviços

    RadiobiologiaEste capítulo descreve os pontos essenciais de actividade num serviço de radioterapia. Alguns elementos podem não corresponder ao existente em cada serviço individualmente mas em diversas combinações todos os elementos estarão presentes de uma forma ou outra na maioria das unidades desta especialidade.

    Para ver detalhes referentes aos serviços de radioterapia em Portugal visite o site do Grupo Português de Radioterapia.

     

  • Radiobiologia

    RadiobiologiaA radiobiologia é a ciência que une a física à biologia, para o entendimento da acção das radiações na sua génese até ao efeito final, seja a destruição do tumor ou as lesões indesejáveis nos tecidos sãos. Noções básicas de genética, ciclo celular, DNA, efeitos das radiações sobre as células e suas implicações nos tecidosdos organismos vivos são uma mais valia para perceber de que forma a irradiação dos tecidos leva à destruição celular controlada.

     

  • Paliação

    PaliativosPerto de 1/4 da população da Europa e EUA têm cancro durante a sua vida. Cerca de metade dos casos têm indicação para radioterapia.  A maioria dos recursos é direccionado para o tratamento curativo apesar de os tratamentos paliativos constituirem quase metade dos casos tratados. A radioterapia é extremamente eficaz no controlo da dor devida a metastização óssea e no controlo dos sintomas secundários à metastização cerebral. Noutros casos é possível melhorar substancialmente o controlo de tumores localmente avançados.

     

  • Efeitos secundários
    SequelasSe há factos determinados e inevitáveis, os efeitos secundários observados em doentes submetidos a radioterapia fazem certamente parte da lista. Mas dizer só que existem não é de modo algum esclarecedor. De resto não há nenhum tratamento oncológico desprovido de toxicidades. Para entender a génese e o significado dos efeitos secundários decorrentes do uso terapêutico das radiações há que perceber o modo de acção das radiações ionizantes, os mecanismos da sua acção terapêutica e dos seus efeitos secundários, zonas adjacentes de uma mesma escala.
     
  • Braquiterapia

    BraquiNesta categoria é divulgada informação sobre a técnica de implantes permanentes de fontes de Iodo-125 para o tratamento do cancro localizado da próstata, as suas indicações, resultados e riscos associados.