Estatisticas
Membros : 94
Conteúdo : 113
Links da Web : 73
Visualizações de Conteúdo : 108498
Início Nutrição Dietas Dieta mole

PostHeaderIcon Dieta mole

A boca ou a garganta com feridas põe problemas especiais quando se tenta comer uma dieta nutritiva. Um triturador pode ser uma ajuda valiosa, pois ao triturar os alimentos ele torna-os de modo a que os possa tolerar melhor. Isto é, pode dar-lhes uma consistência líquida, semi-líquida ou mole.

Uma dieta mole deve ser equilibrada e lembre-se que está a comer os mesmos alimentos que qualquer pessoa, somente a forma é que é diferente. Quer isto dizer que pode utilizar um triturador ou pode utilizar alimentos para criança (Bledine, Nutribom), principalmente se está fora de casa. Tanto com a trituradora como com os alimentos para crianças, pode conseguir uma grande variedade.

Não se esqueça quando estiver com uma dieta mole:

  • A refeição deve conter cada um dos grupos de alimentos de maneira a ser equilibrada;
  • Coma pequenas refeições com frequência e lembre-se que os líquidos, em relação aos alimentos sólidos, são os que mais saciam, mas só por um curto período de tempo;
  • Escolha alimentos de diferentes cores e temperaturas, para assim aumentar o seu interesse, pois as dietas moles têm pouca variedade na textura;
  • Utilize sempre que precise extractos de ervas e sabores.

Quando misturar os alimentos não se esqueça de juntar líquidos de modo a humedecer os vários componentes e a obter uma consistência mole. Evite, se possível, alimentos que tenham um conteúdo elevado de fibras. Estes alimentos são difíceis de triturar. É por isso que as carnes dos alimentos para crianças (boiões), são uma fonte rápida e fácil de proteínas, calorias e de sabores.

Uma vez que a dieta mole é pobre em fibras, é provável que a obstipação possa constituir um problema. O sumo de ameixa ou de uva,farelos, iogurte e exerxício regular podem ser um precioso auxílio para combater a obstipação.

Para obter calorias extra e sabores, junte manteiga, margarina, óleo, maionese, salada temperada, geleia, açúcar, mel, natas, café.

ver sugestões alimentares