Estatisticas
Membros : 81
Conteúdo : 113
Links da Web : 73
Visualizações de Conteúdo : 70679
Início Diversos Sistemas de qualidade O que é qualidade ?

PostHeaderIcon O que é qualidade ?

A palavra qualidade é frequentemente usada para verbalizar banalidades sem significado.

Banalidade: trivialidade dita com um ar um tanto solene.

 

É prejudicial para a qualidade utilizar o seu nome em vão.

Apesar de a demanda pela qualidade ser primariamente baseada no conhecimento, aptidões, motivação, integridade e dedicação dos prestadores de cuidados de saúde, não podemos esperar que eles sejam heróis incondicionais, capazes de todos os sacrifícios, ao serviço da qualidade. É responsabilidade das organizações a criação de condições que possibilitem uma boa prática dos cuidados, de uma forma tão facilitada e compensadora quanto possível.(Donabedian 1988)

Sistema de Garantia da Qualidade

O conceito de "Garantia" está associado ao risco potencial de não-qualidade.

  • Um produto (bem ou serviço) tem garantia de qualidade quando seu fornecedor estabelece um processo para o fornecimento deste produto de tal forma que a probabilidade de falhas no produto seja nula.
  • Um Sistema de Garantia da Qualidade é um conjunto planeado de actividades, que se adiciona ao processo natural de fornecimento de um dado produto, com o objetivo de reduzir o risco de falhas.
  • Os Sistemas de Garantia da Qualidade foram inicialmente desenvolvidos a partir de exigência explícita de clientes em determinados segmentos de mercado. Esses segmentos de mercado caracterizavam-se pelo facto de que o custo provocado pela não-qualidade do material recebido por esses clientes ser muitas vezes superior ao preço do material adquirido.

Podemos considerar como exemplos de custo gerado pela não-qualidade do material adquirido:

  • atrasos na linha de produção
  • perda dos produtos montados com os componentes defeituosos
  • danos provocados pelo uso de produtos manufaturados com materiais defeituosos.

A indústria aeronáutica e os serviços de transporte aéreo são bons exemplos de actividades onde o custo da não-qualidade é relativamente alto.