Estatisticas
Membros : 81
Conteúdo : 113
Links da Web : 73
Visualizações de Conteúdo : 70690
Início Radioterapia Braquiterapia Método de aplicação

PostHeaderIcon Método de aplicação

Índice do Artigo
Método de aplicação
Page 2
Page 3
Page 4
Todas Páginas

A aplicação das fontes de Iodo-125 é efectuada por via transcutânea perineal e sob anestesia geral.

 

 O doente é deitado em posição de litotomia sendo colocada a sonda ecográfica endorectal para colheita de informação relativa à localização e volume prostático.

 

Esta sonda está ligada a um ecógrafo de controlo que permite não só a visualização das imagens mas também o desenho de contornos e cálculo de dimensões e volumes.

A sonda ecográfica é colocada numa unidade de deslocamento, que permite controlar com grande precisão todos os seus movimentos. O conjunto fica fixado à mesa através de um sistema de fixação dedicado.

 

                    A imagem “http://ruirodrigues.pt/braqui/imagens/step1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.                   A imagem “http://ruirodrigues.pt/braqui/imagens/template1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

 

A aplicação inicia-se com a colheita de imagens ecográficas da próstata, a intervalos de 5 mm, de modo a obter o volume do órgão. O volume da próstata determina o número de agulhas e sementes radioactivas a colocar. As agulhas são introduzidas manualmente, usando como referencial uma grelha de posicionamento, fixada ao suporte da sonda ecográfica.