Estatisticas
Membros : 81
Conteúdo : 113
Links da Web : 73
Visualizações de Conteúdo : 70691
Início Radioterapia Braquiterapia Preparação do doente

PostHeaderIcon Preparação do doente

Exames essenciais para a decisão do tratamento

  • Exame anátomo-patológico (biopsia) com indicação da histologia e grau Gleason
  • Ecografía prostática transrectal (medição do volume)
  • PSA
  • TAC de abdomen e pelve
  • RX de tórax frente e perfil
  • Exame cardiovascular pré-anestésico
  • Hemograma, estudo da coagulacão, glucemia, uremia, creatinina.
  • Cintigrafia óssea (pode ser dispensada em alguns casos)

Avaliação pré-anestésica

Uma a quatro semanas antes do procedimento serão efectuados testes para avaliar as condições físicas do doente relativamente à prática de uma anestesia geral ou outra.

Estes testes incluem análises de sangue de rotina, um electrocardiograma e uma radiografia do tórax. Pode neste momento ter uma consulta de enfermagem, onde lhe será explicado o que irá acontecer no dia do implante, e esclarecidas dúvidas que tenha.

Será visto por um anestesisata, que o irá examinar e explicar o tipo de anestesia que irá efectuar para o seu implante. Em regra será uma anestesia geral. Se está a tomar alguns medicamentos o anestesista dir-lhe-à qual ou quais pode tomar na manhã do implante.

Por favor não tome aspirinas ou produtos similares (anti-inflamatórios não esteróides) na semana que precede o implante. Se está a tomar anti-coagulantes peça ao seu médico indicações específicas relativamente à sua toma seste período.


No dia antes do implante

Pode tomar o seu pequeno almoço. Depois permaneça numa dieta líquida (sumos de fruta diversos, bebidas diversas, sopas diversas, sobremesas do tipo gelado ou gelatinas)

 

Na noite antes do implante

Beba meia garrafa de citrato de magnésio, um laxante que pode ser adquirido sem receita em qualquer farmácia. Um clister de limpeza tem o mesmo efeito. Não é necessário usar o clister e o citrato de magnásio em simultâneo.

Não deve comer ou beber mais nada a partir da meia-noite, na noite que precede o implante.


A manhã do implante

Pode lavar os dentes mas não engula água quando enxaguar a boca. Toma apenas os medicamento que o anestesista lhe indicou com a menor quantidade de água possível.