Estatisticas
Membros : 81
Conteúdo : 113
Links da Web : 73
Visualizações de Conteúdo : 70692
Início Radioterapia Braquiterapia Seguimento

PostHeaderIcon Seguimento

Após o implante, poderá sentir algum desconforto durante 1 a 3 dias. Em geral isso pode ser aliviado com recurso a analgésicos do tipo Tylenol, Panasorbe ou Ben-U-Ron. Se isso não acontecer contacte com o seu médico.

Durante o implante serão administrados antibióticos, para evitar infecções. Eventualmente estes serão também prescritos após a alta.

Pode notar a presença de sangue na urina. Isso é frequente e habitualmente desaparece ao fim de alguns dias.

Eventualmente algumas sementes podem ter sido colocadas na bexiga. Após conclusão do implante a urina será vigiada e qualquer fonte que tenha sido colocada no interior da bexiga será naturalmente expelida e recolhida no saco de urina. Após retirada a algália, e durante o primeiro dia após o implante, é aconselhavel urinar para um recipiente e fazer uma inspecção visual da urina para localizar qualquer semente entretanto expulsa.

Pode voltar à sua actividade profissional 48 horas após o implante e retomar a actividade sexual após uma semana.

Cerca de um mês após o implante será convocado para efectuar um TAC. Este exame é usado para avaliar a situação do implante e efectuar os cálculos de dose definitivos.

O acompanhamento pós-terapêutico será efectuado pelo urologista ou pelo radioterapeuta. O esquema de seguimento ser-lhe-à dado pelo médico, mas pode contar com uma consulta cada três a seis meses durante os primeiros cinco anos. Em cada uma destas consultas será avaliada a resposta ao tratamento. Serão repetidos alguns exames, como o exame físico, análises de sangue (PSA) e ecografia endorectal. Serão também avaliados os sintomas que possam ocorrer. Deve aproveitar estas consultas para esclarecer quaisquer dúvidas que tenha.