Estatisticas
Membros : 81
Conteúdo : 113
Links da Web : 73
Visualizações de Conteúdo : 70689
Início Radioterapia Braquiterapia Efeitos secundários

PostHeaderIcon Efeitos secundários

Dado que as sementes são colocadas directamente na próstata a irradiação dos tecidos normais circundantes é mínima. No entanto, mesmo uma pequena quantidade de radiação pode provocar alguns efeitos secundários.

Os dois efeitos secundário mais frequentes envolvem sintomas urinários. Pode ter necessidade de urinar uma ou mais vezes por hora. Estes sintomas aparecem duas a quatro semanas após o implante e podem durar vários meses. Em caso de necessidade o seu médico pode prescrever medicação para reduzir as queixas. Pode também sentir algum ardor durante a micção, com início duas a quatro semanas após o implante. Este ardor é habitualmente pouco intenso e pode durar cerca de doze semanas.

Também é possível que ocorram alterações nos hábitos intestinais, devidos à irritação do recto. Estas alterações incluem movimentos intestinais mais frequentes e fezes moles. Os sintomas podem iniciar uma semana após o implante e durar alguns meses. Pode também notar algum agravamento nos sintomas provocados por hemorróidas pré-existentes, desconforto rectal ou dejecções de muco. Raramente podem aparecer úlceras rectais, que habitualmente saram sem qualquer complicação ou necessidade de tratamento adicional.

Embora seja difícil prever quem será afectado, alguns homens notarão alterações na intensidade da erecção ou na quantidade ou consistência do ejaculado. Cerca de 20-30% dos homens submetidos a implantes vêm a desenvolver impotência nos cinco anos que se seguem ao procedimento. Se isso acontecer, existem diversas opções terapêuticas.

Se tiver qualquer dúvida sobre estes efeitos secundários do tratamento, por favor discuta-os com o seu médico.