Estatisticas
Membros : 81
Conteúdo : 113
Links da Web : 73
Visualizações de Conteúdo : 70693
Início Radioterapia Bases

PostHeaderIcon Bases

PostHeaderIcon Sobre radioterapia

Tendo já decorrido mais de 100 anos desde a descoberta da radioactividade, e mais de meio século desde o início da sua aplicação clínica sistematizada, a radioterapia (RT) é ainda uma especialidade insuficientemente divulgada em Portugal, e por vezes ignorada, não obstante ser um dos pilares fundamentais no manuseamento do Cancro.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Mecanismos de acção

Dos tipos de radiação empregues distinguem-se os electrões, particulas directamente ionizantes, por interferência directa sobre as moléculas do hospedeiro e os fotões que, ao interagirem num meio induzem a produção de electrões secundários, sendo por isso designados indirectamente ionizantes.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Indicações da Radioterapia

Perto de metade dos novos casos de cancro são sujeitos a radioterapia sendo ainda irradiados cerca de 500 casos de recidiva por ano, prevendo-se anualmente cerca de 2500 doentes para tratamento com radioterapia, por cada milhão de habitantes. A radioterapia pode ser prescrita como único tratamento em muitas circunstâncias, por ser a melhor opção ou por constituir uma alternativa válida à cirurgia ou quimioterapia.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Radioterapia externa

Radioterapia (RT) é o uso controlado de radiações ionizantes para fins terapêuticos. As radiações dizem-se ionizantes por levarem à formação de iões nos meios em que incidem, induzindo modificações mais ou menos importantes nas moléculas nativas, através de uma cascata de eventos que se inicia no primeiro milésimo de segundo da interacção.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Radiobiologia

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Radiossensibilidade

Teoricamente nenhuma célula ou tecido é imune à acção das radiações ionizantes, apenas podendo variar a dose necessária. Na prática há um limite à quantidade de radiação possível de administrar, imposto pelos tecidos sãos do hospedeiro.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Radiocurabilidade

A possibilidade real de controlar um tumor com radioterapia, ou radiocurabilidade, depende de factores que vão desde a sensibilidade intrinseca do tumor e do seu volume , até ao estado geral do doente, que faz variar a capacidade de recuperação dos tecidos normais.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Estratégia multidisciplinar

Os resultados colhidos na literatura relativos aos resultados do tratamento com radioterapia são variáveis para diferentes localizações e na mesma localização estão dependentes do estadio inicial.

Leia mais...