Estatisticas
Membros : 95
Conteúdo : 113
Links da Web : 73
Visualizações de Conteúdo : 110613
Início

PostHeaderIcon Bases

RadiobiologiaEste capítulo apresenta alguns conceitos essenciais da radioterapia, seus mecanismos de acção e modelos de utilização. A compreensão de certos conceitos, embora possa parecer à primeira vista desprovida de qualquer utilidade, é essencial ao correcto entendimento dos mecanismos de actuação das radiações, nos diversos contextos da sua utilização. Apenas na posse deste conhecimento será possível avaliar correctamente os resultados dos tratamentos e desenhar novas formas de actuação.

 

PostHeaderIcon Mecanismos de acção

Dos tipos de radiação empregues distinguem-se os electrões, particulas directamente ionizantes, por interferência directa sobre as moléculas do hospedeiro e os fotões que, ao interagirem num meio induzem a produção de electrões secundários, sendo por isso designados indirectamente ionizantes.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Indicações da Radioterapia

Perto de metade dos novos casos de cancro são sujeitos a radioterapia sendo ainda irradiados cerca de 500 casos de recidiva por ano, prevendo-se anualmente cerca de 2500 doentes para tratamento com radioterapia, por cada milhão de habitantes. A radioterapia pode ser prescrita como único tratamento em muitas circunstâncias, por ser a melhor opção ou por constituir uma alternativa válida à cirurgia ou quimioterapia.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Sobre radioterapia

Tendo já decorrido mais de 100 anos desde a descoberta da radioactividade, e mais de meio século desde o início da sua aplicação clínica sistematizada, a radioterapia (RT) é ainda uma especialidade insuficientemente divulgada em Portugal, e por vezes ignorada, não obstante ser um dos pilares fundamentais no manuseamento do Cancro.

Leia mais...

 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL