Estatisticas
Membros : 81
Conteúdo : 113
Links da Web : 73
Visualizações de Conteúdo : 70693
Início Radioterapia Serviços

PostHeaderIcon Serviços

PostHeaderIcon Aparelhos de tratamento

Os equipamentos de maior impacto são os aparelhos de tratamento, neste caso os aparelhos de cobaltoterapia e os aceleradores lineares, genericamente designados de aparelhos de teleterapia de megavoltagem.

 

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Circuito do doente

O circuito do doente inicia-se por uma primeira avaliação efectuada pelo médico radioterapeuta, afim de determinar a indicação para o tratamento e respectiva programação.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Acelerador linear

Equipamento de leição para administrar tratamentos de radioterapia externa. Deve dispor idealmente de duas ou mais energias de fotões, para tratamentos profundos, e diversas energias de electrões, para tratamentos mais superficiais.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Simulador convencional

O tratamento com radiações pressupõe uma localização geográfica detalhada da zona a tratar. O procedimento relativo ao planeamento geométrico do tratamento (posição, dimensões e incidência dos campos de tratamento) é efectuado através de um sistema de simulação, usando radiação de baixa energia, como a que é empregue em sistemas de diagnóstico.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon TAC Simulador

A existência de imprecisões na localização dos órgãos internos e dos tumores, com o uso de sistemas convencionais de simulação, tem levado à utilização crescente da tomografia axial computorizada, como método complementar de aquisição de imagens anatómicas. A integração das imagens assim obtidas nos sistemas de dosimetria, permite uma localização muito mais precisa dos campos de tratamento.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Simulação com TAC

A simulação com TAC utiliza um aparelho de TAC com software de localização e simulação virtual, sistema de lasers para posicionamento do doente. O sistema permite obter informação tridimensional relativa à anatomia do doente, delinear o tumor e outras estruturas, determinar um volume alvo para o tratamento, efectuar marcações de referência na pele do doente, simular e modificar os campos de irradiação, produzir e imprimir radiografias reconstruidas digitalmente.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Planeamento com TAC

Embora similar no rigor e nas regras básicas de posicionamento, o planeamento com recurso à TAC tem algumas particularidades relativamente ao processo executado num simulador convencional.

  • Posicionamento e alinhamento do doente
  • Colocação provisória de marcadores (fiduciais)
  • Desenho geométrico dos campos ou definição do volume alvo
  • Marcação do doente

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Planeamento computorizado

Os sistemas de planeamento computorizado consistem em aplicações informáticas específicas que contêm os dados relativos às características do acelerador linear e dos feixes que este é capaz de fornecer e com a capacidade de as processar em conjunto com as imagens obtidas do doente, no processo de planeamento geométrico, de modo a obter uma distribuição teórica das doses no interior do corpo, para determinadas configurações de tratamento.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Dosimetria

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Redes de dados

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Imagens de planeamento

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Registo tratamentos

Sendo os tratamentos com radiações de complexidade variável de caso para caso, a contabilização da actividade unicamente pelo número de doentes tratados diariamente ou anualmente pode não ser suficiente.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Valores de referência

O valor referência para um aparelho de teleterapia de megavoltagem, funcionando 12 horas diárias é de 9800 EVST (i.e. 1,5 vezes o valor recomendado para o mesmo aparelho funcionando 8 horas) . Ultrapassar este valor é um critério para aquisição de mais aparelhos.

Leia mais...