Estatisticas
Membros : 81
Conteúdo : 113
Links da Web : 73
Visualizações de Conteúdo : 70693
Início Radioterapia RT paliativa

PostHeaderIcon Paliação

PostHeaderIcon Modelos e Objectivos

A radioterapia radical, de intenção curativa, implica administrar doses elevadas (60-70Gy), em pequenas fracções (1.8-2Gy) em periodos de tempo alargados (6-7 semanas). Este fraccionamento permite a reparação de danos nos tecidos sãos e um ganho em relação ao tumor (maior morte celular e menor capacidade de reparação).

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Objectivo

Os objectivos da radioterapia paliativa são o alivio de sintomas e/ou a prevenção de sintomas incipientes. Para ser eficaz não requer a eliminação total da causa do sintoma. 

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Condicionantes

A relação entre histologia e radiossensibilidade é secundária, no contexto da RT paliativa. O tratamento pode induzir uma redução de volume suficiente para obter um efeito marcado sobre os sintomas, embora em volumes muito grandes, essa redução possa ser insuficiente para que o efeito sintomático seja notável.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Indicações, Doses e Resultados

A RT paliativa pode ser prescrita com intenção antiálgica (metástases ósseas; dor torácica associada ao cancro de pulmão; compressão de nervos, infiltração de tecidos moles), hemostática (hemoptise; hemorragia vaginal ou rectal), para redução de volume em tumores vegetantes ou ulcerados, para desobstrução (esófago; traqueia/brônquio), ou redução de outros sintomas (metástases cerebrais). Situações de emergência oncológica, como a compressão medular ou o sindroma da veia cava inferior, podem também beneficiar com esta abordagem.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Doses

Existe controvérsia quanto à dose e fraccionamento. Grandes volumes tumorais respondem pouco e por pouco tempo. Há quem aponte o dedo às doses relativamente baixas administradas. Mas, mesmo com doses elevadas, a remissão completa de grandes volumes tumorais é rara e a esperança de vida destes doentes não é substancialmente alterada.