Estatisticas
Membros : 81
Conteúdo : 113
Links da Web : 73
Visualizações de Conteúdo : 70693
Início Radioterapia Braquiterapia

PostHeaderIcon Braquiterapia

PostHeaderIcon Introdução

Existem em Portugal várias multidisciplinares que utilizam a braquiterapia para o tratamento do carcinoma da próstata. A técnica envolve o trabalho conjunto de uma equipa médica formada por especialistas em urologia, radioterapia e física médica. De entre as diversas técnicas de aplicação aquela que se tem generalizado, pela sua relativa simplicidade, baixa taxa de complicações e reduzido tempo de internamento, é a designada por implante permanente.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Método de aplicação

A aplicação das fontes de Iodo-125 é efectuada por via transcutânea perineal e sob anestesia geral.

 

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Preparação do doente

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Seguimento

Após o implante, poderá sentir algum desconforto durante 1 a 3 dias. Em geral isso pode ser aliviado com recurso a analgésicos do tipo Tylenol, Panasorbe ou Ben-U-Ron. Se isso não acontecer contacte com o seu médico.

Durante o implante serão administrados antibióticos, para evitar infecções. Eventualmente estes serão também prescritos após a alta.

Pode notar a presença de sangue na urina. Isso é frequente e habitualmente desaparece ao fim de alguns dias.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Contactos pessoais

O paciente pode fazer a sua vida rotineira no seu ambiente familiar normal. No entanto, devido ao tipo de tratamento a que foi sujeito, deve tomar algumas precauções, nomeadamente:

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Efeitos secundários

Dado que as sementes são colocadas directamente na próstata a irradiação dos tecidos normais circundantes é mínima. No entanto, mesmo uma pequena quantidade de radiação pode provocar alguns efeitos secundários.

Leia mais...

 

PostHeaderIcon Revisão de literatura

O cancro da próstata é a neoplasia maligna mais frequente no homem adulto. O tratamento da forma confinada desta neoplasia é feito com cirurgia ou radioterapia. Na última década a braquiterapia, usando sementes implantáveis de Iodo-125 tem vindo a ganhar popularidade entre médicos e doentes [1]. 

Leia mais...