Get Adobe Flash player

...


...



...



Colaboração académica com



===================

Navegador recomendado


Para uma melhor experiência de navegação instale também o AdBlock Plus

===================



Este site tem o patrocínio


Images: www.freeimages.co.uk

Início Notícias

Inquérito de Satisfação aos Médicos Internos

A pedido do Conselho Nacional do Médico Interno (CNMI) divulgamos o Inquérito Nacional de Satisfação aos Médicos Internos.

O CNMI gostaria de pedir a todos os Médicos Internos que respondessem à adaptação do seguinte questionário, cujo conteúdo foi validado internacionalmente - Postgraduate Hospital Educational Environment Measure.A realização deste inquérito tem o apoio do Conselho Nacional Executivo (CNE) da Ordem dos Médicos, bem como do Conselho Nacional do Internato Médico (CNIM).

Pretende-se avaliar de forma metódica a satisfação dos Médicos Internos com a realização do Internato Médico em Portugal e identificar aspetos que possam ser melhorados. Este questionário é totalmente anónimo e destinado apenas a Médicos Internos.

Os resultados serão analisados e divulgados por especialidade (resultados nacionais) e por ARS (resultados analisados separadamente em médicos internos do ano comum, Medicina Geral e Familiar, Saúde Pública, especialidades médicas, especialidades cirúrgicas e especialidades de meios complementares de diagnóstico e terapêutica). Nunca serão divulgados resultados de respostas individuais nem de determinada especialidade numa só instituição.

O questionário pode ser respondido em poucos minutos no seguinte link:

https://www.survio.com/survey/d/inqueritonacionaldesatisfacaoaosmedicosinternos

SPRO Jovem na Newsletter da ESTRO

Criado em Março de 2013 o Grupo de Trabalho Jovem da SPRO (SPRO Jovem) começou a dar os primeiros passos, de forma a desenvolver o seu trabalho e dar corpo aos seus objectivos. Assim, é com agrado que informamos que na "newsletter" de Janeiro/Fevereiro da ESTRO (European Society for Radiotherapy and Oncology) é apresentada à comunidade Internacional esta iniciativa Jovem.

Continuar...

Disciplina de Radioncologia em Medicina

No ano lectivo 2013/2014 o Serviço de Radioterapia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa de Francisco Gentil, EPE, receberá os alunos da disciplina de Radioncologia, que faz parte do 3º ano da Licenciatura em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

A regente desta Unidade Curricular é a Prof.ª Doutora Margarida Roldão, directora do serviço de Radioterapia do IPOLFG, EPE.

É a primeira vez que em Portugal uma disciplina da área da Radioncologia é instituída como uma unidade curricular autónoma constituindo um corpo de conhecimento específico, fundamental para a divulgação desta especialidade médica.

Acordo de colaboração SPRO/SEOR

A Sociedade Espanhola de Oncologia Radioterápica assinou um acordo de colaboracão com a SPRO, com o objetivo ce contribuir para a divulgação científica de especialidade, através do intercâmbio de conhecimentos, experiencias e trabalhos de investigação, com a finalidade de atualizar os conhecimentos dos profissionais da área da radioterapia, radiobiologia e física médica.

O acordo entre as duas sociedades ibéricas (SPRO e SEOR) foi assinado durante o XVII Congresso Nacional da SEOR, que decorreu em Vigo de 18 a 21 de Junho de 2013, durante a Assembleia Geeral de sócios, pelos presidentes de ambas as sociedades, Dra. Lurdes Trigo (SPRO) e Dr. Alfredo Ramos (SEOR). O texto completo pode ser consultado no link em baixo.

Ver texto do acordo

Radioncologia em Portugal 2013

O Colégio de Especialidade de Radioncologia da Ordem dos Médicos e a Sociedade Portuguesa Radioterapia Oncologia pretendem com este trabalho, atualizar a demografia médica da especialidade, acrescentar a dos restantes grupos profissionais, os recursos técnicos disponíveis e a casuística dos doentes tratados em Portugal durante o ano de 2012.


Continuar...

Grupo SPRO Jovem

SPRO Jovem

Ao abrigo do nº 2 do artigo 3º dos Estatutos da SPRO e de acordo com o trabalho desenvolvido pela Comissão Instaladora da SPRO Jovem, a Direcção da SPRO cria o Grupo de Trabalho intitulado SPRO Jovem.

Esta nomeação reflecte a vontade dos Internos e Jovens Radioncologistas, expressa na votação decorrida no passado dia 8 de Março de 2013.



Continuar...

5º Congresso SPRO


O 5º Congresso da Sociedade Portuguesa de Radioterapia Oncologia decorreu nos dias 7, 8 e 9 de Março de 2013 no Hotel Vila Galé Coimbra com uma afluência de congressistas considerável.

Para dar continuidade aos esforços de formação vamos divulgar os trabalhos apresentados no Congresso, bem como os conteúdos dos simpósios, mesas redondas e palestras que nos foram disponibilizados pelos autores.

Continuar...

Radioterapia em Portugal 2011

Foi recentemente apresentada uma comunicação sobre os recursos actuais da radioterapia em Portugal, pelos colegas Ângelo Oliveira, presidente do Colégio de Especialidade de Radioterapia da Ordem dos Médicos e Lurdes Trigo, presidente da Sociedade Portuguesa de Radioterapia e Oncologia, intitulada Radioterapia em Portugal - 2011: Identificação dos recursos médicos actuais. Estimativa das necessidades futuras.

Os diapositivos estão disponíveis para consulta em [http://pt.scribd.com/doc/72174142/Radioterapia-em-Portugal-2011]

.

.
.
Faixa publicitária
.